Pará: Atuação do Núcleo de Atendimento à Mulher comprova a eficiência da Defensoria do Pará


O Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher - NAEM da Defensoria Pública divulgou o exercício das atividades institucionais realizadas no período de julho a dezembro de 2009.

Criado para garantir a toda mulher em situação de violência doméstica e familiar o acesso aos serviços da Defensoria Pública, o NAEM disponibiliza um atendimento específico e humanizado às assistidas da Instituição.

Atualmente fazem parte da equipe do NAEM as Defensoras Públicas Arleth Rose Guimarães, Regina Braga, Luzia Vasconcelos e Nazaré Sales. Além da equipe multidisciplinar com a Pedagoga Lucilene Paiva da Costa; a Assistente Social Helena de Cassia Neves; a Psicóloga Daniela Carvalho e a Assistente Administrativo Maria Regina Leão.

Durante o segundo semestre de 2009 foram atendidas um total de 607 (seiscentas e sete) mulheres vítimas de violência doméstica, mediante procura espontânea e encaminhamentos para o NAEM e para o Centro “Maria do Pará”, que atualmente é uma referência especializada no atendimento a mulheres agredidas na região metropolitana de Belém, onde a equipe da Defensoria Pública realiza seus atendimentos.

Foram ajuizados 242 (duzentos e quarenta e dois) procedimentos e ações judiciais distribuídos em: alimentos; reconhecimento de união estável, dissolução, guarda, visitação e partilha de bens; separação judicial; guarda de filho menor; medidas protetivas; queixa-crime; intermediárias; divórcio; execução de alimentos; termo de acordo; busca e apreensão de filho menor; revisional de alimentos; contestação; réplica; conversão de separação/divórcio e cautelar separação de corpos.

Além dos processos ajuizados, as defensoras públicas vinculadas ao Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher - NAEM se fizeram presente em todas as audiências realizadas nas duas varas de juizado, totalizando 255 (duzentos e cinqüenta e cinco) audiências.

A equipe jurídico-pedagógico vem desenvolvendo ações voltadas à prevenção da violência doméstica e familiarcontra a mulher, dando continuidade às palestras com o objetivo de orientar os educadores, os pais e alunos da rede de ensino estadual e municipal acerca de violência de Gênero.

Para fortalecer a rede de serviços e facilitar os encaminhamentos de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, o NAEM visitou no semestre passado todos os Conselhos Tutelares da capital e de Icoaraci, fornecendo aos conselheiros as informações básicas sobre violência de gênero, além da distribuição de material informativo.

A equipe multidisciplinar da Defensoria realizou visitas a algumas instituições, além de visitas domiciliares, que proporcionaram a divulgação do trabalho do NAEM, com o objetivo de formar parcerias para ao atendimento das mulheres em situação de violência e definir datas para a realização de palestras.

No mês de setembro, a equipe de Psicologia realizou o Programa de Atendimento Psicológico de Grupo a mulheres em situação de violência atendidas pelo NAEM, proporcionando a reflexão e a superação de dificuldades, a partir da análise dos próprios comportamentos e trocas de experiências.

Em outubro, o NAEM teve assento no Congresso Internacional de Direitos Humanos realizado no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. E em novembro, por ocasião da “Feira do Livro”, a Coordenadora do NAEM, Defensora Arleth Rose participou de uma Mesa Redonda e de uma Oficina sobre a Rede de Atendimento, que aconteceu no auditório da Polícia Militar, onde expôs as atividades do Núcleo.

A atuação do NAEM em 2009 foi tão expressiva, que ainda em novembro, durante encontro que envolveu a participação do Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública, a fundadora da Lei Maria da Penha não exitou em elogiar o excelente trabalho desenvolvido pela Instituição: “Percebi que o NAEM da Defensoria está cada vez mais atuante e quero fazer um elogio especial à Defensoria Pública por toda a estrutura funcional de atendimento prestado no Pará, pois na maioria dos outros estados brasileiros ainda não há uma Defensoria especializada como esta”, enfatizou ela.

Além do exercício das atividades jurídico-funcionais, a Coordenação do NAEM representa a Defensoria Pública na qualidade de membro do Grupo Interinstitucional de Trabalho e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, com participação ativa nos eventos realizados.

Em dezembro, o trabalho do NAEM também obteve grande repercussão durante a Semana de Conciliação do Tribunal de Justiça do Estado, marcando presença na ação realizada no “Dia da Justiça e Cidadania”, onde prestou esclarecimentos e orientações ao público acerca da temática, além de distribuir cartilhas.

O NAEM também representa a Defensoria Pública na Câmara Técnica de Gestão do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a mulher no Estado, instituída pelo decreto n° 1.674 de 21 de maio de 2009, do Governo do Estado do Pará, que tem o objetivo de coordenar, monitorar e avaliar as ações de enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher.

Comentários

Rose disse…
Tenha uma boa semana, querida.
Bjs.
Luma Rosa disse…
Se todos os núcleos realizassem o trabalho exemplarmente como o núcleo do Pará realiza, certamente as defensorias públicas de outros Estados, teriam mais números de casos resolvidos. Esta é uma parceria que deu certo! Beijus,
obrigada Luma pelo seu comentário sobre o NAEM do Pará. Gostaria que acessasse o meu blog para poder conhecer e divulgar o nosso trabalho que é feito com carinho e dedicaçaõ ás nossas mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

abraços
http//pelodireitoderecomeçar

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio